Aposta reforçada no looping da reciclagem de garrafas PET

Aposta reforçada no looping da reciclagem de garrafas PET

A cooperação no âmbito da reciclagem de PET estabelecida entre a FROMM / Texplast e o grupo austríaco ALPLA, especialista no desenvolvimento de embalagens de plástico, anunciada em Julho de 2018, já deu provas e está a ser reforçada com uma joint venture. A “PET Recycling Team Wolfen” concentrar-se-á na recuperação de resíduos de PET da chamada “yellow bag”. Em consonância com este novo recurso, a Texplast, fábrica de reciclagem da FROMM onde é produzido o poliéster utilizado nas cintas 100% poliéster, está actualmente a construir uma terceira linha de extrusão na sua unidade de Wolfen, na Alemanha. Esta nova linha entrará em funcionamento em Maio e aumentará a capacidade de produção anual de granulado alimentar rPET em 15.000 toneladas.

O objectivo principal da “PET Recycling Team Wolfen” é devolver a embalagem prensada de PET, proveniente da recolha doméstica de lixo porta-a-porta na Alemanha, ao ciclo da reciclagem. Para isso, os parceiros desta cooperação estão a investir 7 milhões de euros em estações de triagem e processamento na fábrica da Texplast, em Wolfen.

Valor acrescentado eficiente, garantindo a disponibilidade de material e logística optimizada

Inicialmente, o foco será em embalagens vazias de PET, que são predominantemente garrafas de alimentos e bebidas e garrafas de produtos de limpeza sem depósito. O processamento das embalagens transparentes prensadas, permitirá que possam ser novamente recicladas e integradas no looping de reciclagem de garrafas PET. A parte colorida será processada em flocos, para a produção de cintas PET.

Para os restantes materiais da embalagem plástica, tais como bolhas ou películas de plástico, poderá ser encontrada uma aplicação no futuro. Apesar de tecnicamente ser mais exigente não é impossível, sendo que já estão em desenvolvimento novas técnicas.

Este investimento cria as condições necessárias para desenvolver ainda mais o processo de reciclagem das embalagens prensadas, junto com a indústria de filme à escala industrial. Desta forma, também contribuímos de forma importante para o cumprimento dos objectivos legais de reciclagem. Além disso, asseguramos que possamos continuar a produzir as nossas cintas PET a partir de material 100% reciclado.

A FROMM / Texplast e a ALPLA complementam-se bem nesta cooperação. A logística é simplificada e é garantido um valor acrescentado eficiente em Wolfen.

Considerando as ambiciosas metas de reciclagem da indústria alemã de embalagens, fica claro que uma melhor triagem e melhor qualidade de tratamento serão a chave para o sucesso.

Mais informação

Sobre a Texplast GmbH:
Unidade de reciclagem de poliéster – Sustentabilidade e ambiente
Na unidade de reciclagem da FROMM produz-se material moído de elevada qualidade, aglomerados bem como regranulados para a produção de cintas de embalagem em PET, películas para produtos alimentares, têxteis e garrafas para bebidas, a partir de garrafas PET usadas. Desta forma, os produtos PET da FROMM satisfazem os requisitos ecológicos mais elevados. Esta unidade está certificada em conformidade com as normas ISO 9001 e ISO 14001.
Para mais informações, visite o site www.texplast.de

Sites interessantes com informações adicionais sobre o ALPLA:
www.alpla.com e sustainability.alpla.com

Pedido de Informações +